top of page

COM QUEM PODEMOS CONTAR

Existem na cidade e na região metropolitana de Belo Horizonte diversas pessoas interessadas, grupos instituídos e órgãos oficiais que atuam na pesquisa, no incentivo e em iniciativas de construção de hortas urbanas e produção de mudas. Aqui estão listados alguns deles com quem podemos contar!

 

  • A Dona Kaka se envolveu com o projeto da Horta Comum Rua Capelinha dando um curso sobre hortas urbanas no dia da construção da horta. Ela da esses cursos frequentemente e continua participando do projeto da Horta Comum.

      https://www.facebook.com/pages/Dona-Kak%C3%A1/409237662532176

 

  • Uma pesquisa de extensão do Instituto Metodista Izabela Hendrix construiu uma horta na cobertura da faculdade para desenvolver pesquisas sobre agroecologia e compartilhar conhecimentos com a comunidade.

      http://projetohortaih.blogspot.com.br/

 

  • A Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas apoia uma sociedade sustentável e com melhor qualidade de vida através de conhecimentos baseados na agroecologia e na agricultura urbana.

      http://www.redemg.org.br/?iid=162     

 

  • O grupo AUÊ, dentro da Universidade Federal de Minas Gerais, relaciona diversas áreas de conhecimento à agricultura urbana pare desenvolver estudos sobre o assunto.

      http://aueufmg.wordpress.com/

 

  • Outro grupo interdisciplinar que saiu de dentro da UFMG é o Grupo Aroeira, que escolheu a Agricultura Urbana como eixo norteador de suas ações de extensão e pesquisas.

     https://www.facebook.com/pages/Grupo-Aroeira-UFMG/484658018264644 ; http://grupoaroeira.blogspot.com.br/

 

  • O site agroecologia em rede divulga relatos sobre iniciativas em agroecologia no Brasil e na América Latina. E tem artigos sobre iniciativas “belohorizontinas”!

      http://www.agroecologiaemrede.org.br/experiencias.php?experiencia=299

 

  • O AMAU (Articulação Metropolitana de Agricultura Urbana) também divulga iniciativas de agroecologia na rede, mas só na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.

      http://amau.org.br/

 

  • Os CEVAEs (Centros de Vivência Agroecológica) são equipamentos públicos comunitários de Belo Horizonte com atuação em programas de intervenção socioambiental, através de ações em diversas áreas, inclusive em agroecologia.

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=fundacaoparque&tax=8264&lang=pt_BR&pg=5521&taxp=0

 

  • A Rede Terra Viva é um empreendimento de economia solidária que estabelece alianças entre produtores e consumidores de alimentos e produtos que respeitam a saúde, as relações humanas e o meio ambiente.

     http://redeterraviva.org/

    

  • Podemos encontrar aqui o Manual Clube do Jardim com dicas e explicações sobre hortas orgânicas domésticas.

http://permacoletivo.files.wordpress.com/2008/06/manual-horta-organica-domestica.pdf

 

  • Esse artigo prduzido por pesquisadores da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) tem várias informações sobre agroecologia e agricultura urbana.

     http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-753X2007000100009&script=sci_arttext

bottom of page